sábado, 10 de dezembro de 2011

ATIVIDADE 4.7 CONCEITO DE CURRÍCULO E PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.SISTEMATIZAÇÃO CONCEITUAL.


O conceito de currículo pode ser definido como “um instrumento que deve levar em conta as diversas possibilidades de aprendizagem não só no que concerne à seleção de metas e conteúdos, mas também na maneira de planejar as atividades” (César Coll), o qual acrescenta que o documento precisa ser revisto permanentemente para acompanhar os anseios da sociedade em relação à educação das crianças.
As tecnologias, hoje, são suportes na implementação do currículo, são meios de comunicação e expressão do pensamento, através da incorporação de diferentes mídias  como som, imagem, animação, texto, transmissão de dados, e etc. 
As relações entre currículo e tecnologia se estabelecem para além dos meios. Sendo assim, o  bom desenvolvimento do currículo implica no uso das novas tecnologias, sendo o primeiro construído na ação, ou seja, o currículo é um processo dialético que se constitui na própria ação com o uso de tecnologias como construção social, política e histórica.
A integração currículo e tecnológica no contexto escolar e no desenvolvimento do currículo deve se dar por meio de elaboração de projetos o que além de tornar a aprendizagem mais real e significativa, tem como característica fundamental a flexibilidade de planejamento. Sendo assim, o trabalho com projetos propicia a integração das tecnologias ao desenvolvimento do currículo, mas ele precisa ser construído com a participação de todos os atores do processo educativo.

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

ATIVIDADE 4.6 EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA-REPLANEJAMENTO

Unidade II

1-Trabalhar os temas:

* Solidariedade
* Cooperação
* Família
* Amor ao próximo

2-Material didático de apoio

*Televisão
*O DVD do filme “O Rei Leão”

3-Discutir o filme com as crianças abordando os temas vivenciados em alguns momentos do filme.

4-Dar o desenho do Rei Leão na forma de quebra -cabeça para colorir e montar.

5-Objetivo dessa atividade:

*Percepção das partes e do todo
*Cores
*Coordenação motora
OBS.: Assim está ótimo , não vou mudar a aula,  o meu objetivo foi alcançado; Se em outra aula eu quiser aproveitar o filme poderei replanejá-la.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

ATIVIDADE 4.4: RELATO E SOCIALIZAÇÃO DE EXPERIENCIAS DE USO DE TECNOLOGIAS NO CURRICULO:

                   Ao longo de nossa vida, vamos fazendo opções, sofrendo mudanças de todas as ordens.
E com o uso de tecnologia na educação, pude perceber que as aulas de agora em diante não serão as mesmas, pois, os recursos tecnológicos já estão disponíveis em nossas escolas e temos que mudar o nosso olhar, aproveitando esses recursos para dinamizar ainda mais o currículo. Essa nova forma de ensino e aprendizagem irá revolucionar a educação para melhor, pois, educadores e alunos terão um leque de possibilidades para se obter informações seguras e precisas.
                 Nós educadores temos que estar bem informados para orientar nossos alunos a utilizar os recursos tecnológicos com sabedoria para podermos construir o conhecimento mais sólido e eficiente.
Para tanto deveremos criar estratégias que estimule trabalhos em equipe desenvolvendo espírito de cooperação, criatividade, liderança e acima de tudo o respeito.
 Não podemos esquecer que orientar os alunos o direcionamento é mais preciso e conviniente com a nossa presença.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Atividade 4.3 Socializando uma experiência com projeto em sala de aula


Ao executar um projeto desenvolvemos em nossos alunos conceitos de socialização, disciplina, desenvolvimento do senso crítico, colaboração e cidadania.
 Os conteúdos são facilmente integrados as disciplinas trabalhadas, pois quando se trabalha com projetos os professores têm flexibilidade de acrescentar e/ou retirar o que precisar.
 As tecnologias nos ajudam muito na realização das atividades, pois são motivadoras e despertam os alunos na busca do conhecimento.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

ATIVIDADE 4.2 EXPLICITAÇÃO DAS SIGNIFICATIVAS CONTRIBUIÇÕES QUE OCORREM QUANDO AS INFORMAÇÕES E COMUNICAÇÕES SÃO INTEGRADAS ÀPRATICA PEDAGOGICA:

                                                   TRABALHOS EM SALA

   Durante essa semana fui surpreendida pelos alunos ao apresentarem seus trabalhos, sujeridos por mim ,com varios temas propostos por série . Entre eles cito alguns para mulhor compreenção: "Gravidez na adolescencia,Namoro na internet; A televisão; Lições que não aprendemos " . Os apresentadores deram uma aula maravilhosa usando a tecnologia como tv, dvd, pendriw ,som, máquina fotografica,cd, data show. O desenvolvimento da aula se deu com os cartazes bem ilustrados e cada um apresentou seu tema usando a pesquisa que fez. O segundo passo ligaram a  tv e passaram várias notificações dos assuntos pesquisados e utilizaram também pequenos filmes comprovando os documentarios. Alguns usaram os espaços da sala  para coordenar o seu trabalho com os alunos em circulo.
   Antes da apresentação as oficinas ocorreram após as aulas e deixarm todos maravilhados com o desemponho e interresse pelo trabalho. Sempre um aluno querendo fazer melhor que o outro, por isso é que ficou muito bom ; Depois dessa apresentação pude observar que o uso da tecnologia na educação faz a diferença. Com toda dificuldade para produzir os trabalhos os alunos puderam mostrar que só falar não resolve é preciso visualizar o falado usando a tecnologia para melhor compreensão e interesse deles.

terça-feira, 1 de novembro de 2011

ATIVIDADE 4.1: Identificação de mudanças que possam ocorrer nos processos de ensino aprendizagem com a integração de tecnologias


Identificação de mudanças que possam ocorrer nos processos de ensino e aprendizagem com a integração de tecnologias
VANTAGENS
  • Facilidade imensa e abertura para criatividade com o uso das tecnologias (pesquisas, apresentação em data-show).
  • Possibilidade de trazer para dentro da escola, o
conhecimento que já adquiriu, lá de fora.
  • A internet facilita ao docente o atendimento às exigências do currículo: planejamento, avaliação, avaliações externas.
  • Registro das experiências para novas aplicações e re-elaboração.
  • A prática do professor muda muito: com o uso das tecnologias o aluno aprende melhor e não querem mesmo nem faltar às aulas.
  • Outras tecnologias: máquina digital, som , DVD, Data-show e vários outros que podemos estar utilizando para melhorar as práticas.
  • Tecnologia aliada ao desenvolvimento do currículo, é necessária e importante a orientação por parte do professor. Não podemos esquecer que a escola está inserida dentro de uma sociedade.

DESVANTAGENS
  • Produção sem reflexão. Que aprendizado estão adquirindo? Já não mais elaboram o conhecimento. O aluno tem dificuldade em distinguir entre informação e conhecimento. Não realizam a seleção crítica dos conteúdos.
  • Exclusão de muitos ainda é real.
  • Questionamos até onde a escola está preparada? O professor não dá conta de acompanhar.
  • Inúmeras possibilidades de esconder a identidade: pedofilia, roubos, extorsões
  • Problemas de saúde: obesidade, stress, LER
  • Isolamento social
  • Desvalorização dos valores básicos e banalização da violência, do desrespeito.

CONCLUSÃO
Fica claro que as tecnologias são imprescindíveis no nosso dia a dia, uma vez que hoje o mundo está globalizado e tecnologicamente evoluído e as mesmas fazem parte da vida escolar, sem dissociação da realidade cotidiana. Sendo assim, mesmo com os “perigos” existentes na Net, as TIC's são instrumentos pedagógicos que não podem ser descartados. As tecnologias despertam o interesse e a criatividade do aluno.
Cabe ao professor, realizar um trabalho educativo, conscientizando os alunos destes perigos, acompanhando-os em todo o processo de construção e elaboração.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

ATIVIDADE 3.7: EXECUÇÃO DO PLANEJAMENTO

Gramática com textos: 6º ano - presente do indicativo
Compartilhe
Mais sobre gramática
GRAMÁTICA COM TEXTOS:
6º ano
7º ano
8º ano
9º ano
Introdução
Esta é a segunda de uma série de 16 sequências didáticas que fazem parte de um programa de estudo de gramática para 6º a 9º ano do Ensino Fundamental. Confira ao lado todas as aulas da série.
Conteúdo
O Presente do Indicativo e seus usos.

Objetivos
Refletir sobre os usos do presente indicativo na língua portuguesa e propor aos alunos situações de produção em que esses usos ocorram.

Tempo estimado
Seis aulas

Ano
6º ano

Desenvolvimento

1ª etapa - O tempo presente no poema de Drummond

Inicie a aula pedindo que os alunos se reúnam em duplas. Em seguida, proponha que leiam dois textos: o poema Nota Social, de Carlos Drummond de Andrade, e o texto A Teia da Vida, de Darcy Ribeiro. Comente com a classe que os dois apresentam verbos no presente e peça que tentem explicar, com base nessa primeira leitura, os diferentes usos desse tempo verbal.
Nota Social Carlos Drummond de Andrade
1 O poeta chega na estação.
2 O poeta embarca.
3 O poeta toma um auto.
4 O poeta vai para o hotel.
5 E enquanto ele faz isso
6 como qualquer homem da terra,
7 uma ovação o persegue
8 feito vaia.
9 Bandeirolas
10 abrem alas.
11 Bandas de música. Foguetes.
12 Discursos. Povo de chapéu de palha.
13 Máquinas fotográficas assestadas.
14 Automóveis imóveis.
15 Bravos ...
16 O poeta está melancólico.
17 Numa árvore do passeio público
18 (melhoramento da atual administração)
18 árvore gorda, prisioneira
19 de anúncios coloridos,
20 árvore banal, árvore que ninguém vê
21 canta uma cigarra.
22 Canta uma cigarra que ninguém ouve
23 um hino que ninguém aplaude.
25 Canta, no sol danado.
26 O poeta entra no elevador
27 o poeta sobe
28 o poeta fecha-se no quarto.
29 O poeta está melancólico
ANDRADE, Carlos Drummond. Sentimento do Mundo. Rio de Janeiro: Record, 1998.
A Teia da Vida Darcy Ribeiro
A vida é uma teia intrincada em que cada ser se relaciona com muitíssimos outros, numa coexistência de complementaridade e interdependência. A forma mais geral dessa relação é chamada pirâmide de vida. Na sua base, ficam as plantas, que se alimentam de terra, de água, de ar e do solo, para vicejar. Acima delas ficam os animais herbívoros, como as vacas, os cavalos, os elefantes, os que comem enorme quantidade de vegetais, capins folhas, cascas, raízes, para construir e manter seus corpos. Mais acima, ficam os carnívoros, como as onças, que se alimentam da carne dos herbívoros.

Nós, seres humanos, confundimos tudo, porque somos onívoros, quer dizer, comemos tanto alface, como outras folhagens, como amendoim, coco, e ainda, e sobretudo, carne de peixe, de porco, de boi e de galinha. (...)

RIBEIRO, Darcy. Noções das Coisas. São Paulo: FTD, 1995, p. 40.
Dê um tempo para que a turma realize a atividade. Em seguida, peça que compartilhem suas observações. O que eles sabem sobre o tempo presente? Quando ele é usado? Com base nos conhecimentos apresentados pela classe, passe para uma análise conjunta do poema.

Certifique-se que os alunos compreenderam as situações nele apresentadas. Elas podem ser divididas em quatro: a chegada do poeta; a sua aclamação; o canto da cigarra que ninguém percebe; a ida do poeta para o quarto. Enumere os versos e assinale, no poema, os trechos correspondentes a cada situação.

Uma vez assegurada essa compreensão, discuta com os alunos o teor das ações do poeta nos versos 1, 2, 3 e 4 e nos versos 26, 27, 28. Nesses versos, embora o presente marque o instante de ocorrência das ações, elas possuem um caráter sucessivo: primeiro o poeta chega, depois embarca, vai para o hotel, entra no elevador, sobe. O eu lírico poderia ter apresentado essas ações no passado, mas escolheu o tempo presente. Essa escolha possui significados. Ela sugere a simultaneidade entre o evento e a narração, entre as ações do poeta e a apresentação delas. Essa simultaneidade, por sua vez, é recriada no momento da leitura; o leitor tem a impressão de visualizar a cena quando a lê. Isso dá a ela maior vivacidade.

Nos trechos que vão do verso cinco ao quinze e do verso dezessete ao vinte e cinco temos o povo ovacionando o poeta e o canto da cigarra. Essas ações são simultâneas às do poeta. O uso da expressão "enquanto isso" reforça a simultaneidade. Os versos 16 e o 29 mostram, por meio do emprego do verbo "estar", um estado do poeta que não se altera - a melancolia.

Para finalizar a abordagem do poema, assinale as oposições no seu interior. A primeira ocorre entre as ações dos homens e as da natureza - a cigarra e a árvore alheias ao rebuliço ocasionado pela chegada do poeta e os homens alheios à natureza; a multidão aclama o poeta e ninguém ouve o canto da cigarra. A segunda ocorre entre a alegria do povo e a melancolia do poeta. Essas oposições ganham força pelo uso do presente; um mesmo tempo une todas as ações.

2ª etapa - A reconstrução do poema de Drummond
Proponha aos alunos a realização de uma produção que imite o poema de Drummond. Nessa produção, eles devem apresentar, de modo fictício, a chegada de uma professora na sala de aula, captando as ações dela, dos alunos e de um terceiro elemento, que pode ser um elemento da natureza (o pardal no pátio, o vento nas árvores, o sol no céu) ou humano (a faxineira varrendo, as crianças fazendo educação física ou brincando no pátio). O importante é que todas as ações estejam no presente e que ocorra a simultaneidade entre as ações da professora, dos alunos e do terceiro elemento. A produção deve ser feita em dupla e lida para o grupo classe. Assinale no decorrer da leitura os aspectos envolvidos no uso do tempo presente: a narração de ações lineares como instantâneas, sugerindo vivacidade, e a simultaneidade das ações da professora, as dos alunos e as do elemento externo.

Pergunte aos alunos se eles conhecem outros usos para o tempo presente. Para a próxima aula, peça que tragam o livro de Ciências.

3ª etapa - O presente nos textos científicos
Inicie a aula com retomando o texto "A Teia da Vida". Peça que a turma releia-o.

Após a leitura, observe se os alunos compreenderam o trecho. Discuta com eles o objetivo do texto: explicar o que é a teia da vida, ou seja, a cadeia alimentar e definir o que são herbívoros, carnívoros e ovíparos. Releia o texto e vá sublinhando com os alunos a ocorrência dos verbos no presente. Terminada a leitura, peça para que procurem explicar esse uso no texto de Darcy Ribeiro. Dê um tempo para que discutam em dupla e para que anotem a possível explicação no caderno. Ouça o que responderam e, caso não tenham chegado à conclusão correta, explique que, nesse caso, as afirmações do texto têm caráter de verdade científica e o pressuposto é que sejam válidas independente do tempo; por isso o uso do presente.
Escolha um trecho do livro de Ciências em que o mesmo procedimento ocorra e leia-o, marcando o uso do presente. Pode ser um trecho já estudado ou ainda a ser investigado.

Como exercício proponha a seguinte atividade. Entregue aos alunos uma notícia sobre algum fato inusitado - relatos sobre a descoberta de objetos voadores não identificados, a história do ET de Varginha, o chupa-cabras, entre outros - e proponha que eles aproveitem as informações contidas na reportagem como se fossem fatos reais e produzam um parágrafo de um texto científico. Por exemplo: "os chupa-cabras são animais que habitam e região do Mato Grosso...". A turma deve utilizar o tempo verbal que caracteriza a apresentação de verdades científicas. Ao final, peça que alguns alunos leiam as suas produções.

4ª etapa - O presente nas manchetes de jornal
Leve para a sala de aula alguns jornais do dia. Escolha algumas manchetes redigidas no presente e as escreva na lousa. Eleja manchetes de cadernos variados - esportes, entretenimento, cotidiano, política. Peça aos alunos que as copiem. Pergunte a eles o motivo do uso do presente nesse caso dado que as notícias se referem a fatos já ocorridos. Aqui, novamente, aparece o papel da ênfase. A manchete no presente causa mais impacto, pois traz o fato para o momento da leitura. Faça alusão ao poema de Drummond analisado na primeira aula dessa sequência.

Como exercício, selecione algumas pequenas notícias, suprima os seus títulos e peça aos alunos que os reconstituam, usando o tempo passado e o presente. Escolha notícias de caráter científico, tecnológico, abordagens de saúde ou direitos do cidadão. A turma vai perceber a diferença de ênfase no uso de cada tempo verbal: a manchete no presente produz um impacto maior no leitor, pois traz a notícia para o momento atual; a manchete no passado coloca uma distancia entre o que é afirmado e o momento da leitura.

Como tarefa para casa, peça que assistam a um telejornal e anotem três chamadas que estejam no presente. Discuta com eles a diferença entre uma chamada no tempo passado e outra no presente.

5ª etapa - Outros usos do presente
Retome a tarefa proposta aos alunos. Ouça as manchetes que anotaram e discuta os usos do presente em cada uma delas.

Feito isso, aponte à turma outros usos do presente.

1- Uso do presente para indicar ação futura. Nesse caso, é comum que o verbo venha acompanhado de um elemento sinalizador do futuro, como um advérbio. Amanhã eu vou à escola.
2- Uso do presente para indicar ações habituais: Eu acordo e almoço cedo todos dias.

3 - Um outro caso indica expressão que tem sentido de tempo presente:

Verbo estar mais gerúndio: expressão comum na oralidade para indicar ação simultânea à fala. Estou trabalhando há muito tempo.

Com a classe, construa um pequeno texto que sintetize os vários usos do presente discutidos em classe. Caso o grupo tenha uma gramática indicada para estudo, leia com eles as observações a respeito do presente do Indicativo após a realização da síntese do grupo. Você pode também selecionar trechos de uma outra gramática para essa leitura.

Avaliação
Nessa aula, realize exercícios individuais para avaliar a aprendizagem dos alunos. Dê a eles vários provérbios acompanhados de um texto explicando o que são provérbios. Pergunte por que os provérbios são redigidos no presente e por que o texto em que são explicados também está no tempo presente.
Bibliografia
BECHARA, E. Moderna Gramática Portuguesa.Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.
ANDRADE, C. D. Sentimento do Mundo. São Paulo: Record, 1998.
GERHARDT, A . F. L. M. A Expressão do Tempo Verbal em Português como um Desafio ao "culto à palavra". Disponível em: www.gel.org.br/...estudos.../4publica-estudos-XXXIII-2004.pdf Acesso em: 9 ago 2010.
PERINI, M. A . Gramática do Português Brasileiro. São Paulo: Parábola, 2010.
RIBEIRO, D. Noções das Coisas. São Paulo: FTD, 1995.
Trabalhar com verbos contextualizados é uma necessidade cultural, para entender melhor a gramática do nosso idioma, devemos sempre incentivar os nossos alunos a consultar um bom dicionário. Josenildo Batista. Acompanhante da revista Nova Escola.

sábado, 1 de outubro de 2011

ATIVIDADE 3.3: COMPARTILHAR DESCOBERTAS.

A aula escolhida pela professora Cláudia: “Brincadeiras e Folguedos em Obras de Artes”, destinada à Educação Infantil é muito interessante,  divertida e resgata tipos de brincadeiras que seus familiares utilizavam e hoje  fazem parte da vida das crianças e jovens . Através de pesquisas , questionamentos e comparações foi feita  observações e análises de obras de artes famosas que retratam alguns tipos de brincadeiras .

domingo, 4 de setembro de 2011

ATIVIDADE 3.2 : PRODUTOS E OBJETOS DO PORTAL DO PROFESSOR


PRODUTO1
TÍTULO- CONTOS POPULARES
LINK-http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=9360


COMENTÁRIO: O recurso usado foi o áudio, esse material é de grande importância para enriquecer minha prática pedagógica,pois estimula o interesse e a busca de novos conhecimentos por meio da leitura.

PRODUTO 2
TÍTULO- PRÁTICAS DE LEITURA – O MACACO MEDROSO
LINK-http://portaldoprofessor.mec.gov.br/resultadoBusca.html?busca=&tipoModalidade=1&modalidade=8&componente=37&tema=464&tipoRecurso=2&idioma=pt&ordem=0&x=32&y=13

COMENTÁRIO: Gostei muito desse vídeo parabéns, pois é bastante criativo, legal e acho que instiga a atenção dos alunos. O sucesso foi total em todas as idades.

sábado, 3 de setembro de 2011

ATIVIDADE 3.1: – Entrevista com Lucas Civiatta.

Na entrevista de Lucas Civiatta foi apresentada a utilização do método do passo para ensinar jovens e crianças a cantar e dançar. Depois de assisti-la pude compreender a importância da colaboração entre os indivíduos para produzir um som, um espetáculo.
Outra cena que me chamou atenção foi quando ele diz que além de tocar bem é importante estar conectado com o mundo e isto significa que a leitura torna-se essencial em termos de complexidade e ainda explica que a Cultura Popular afasta completamente a escrita, isso não deve acontecer, pois a música está conectada à escrita
          O método do passo integra as diferentes disciplinas, envolve a emoção e a razão e promove a integração social dos alunos.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

ATIVIDADE 2.11: CONHECER E APRENDER A UTILIZAR O WIKICIONÁRIO.

Wikcionário[5] (um amálgama das palavras "wiki" e "dicionário") é um projeto web multílingue pertencente à Wikimedia Foundation (sendo assim, projeto gêmeo da Wikipédia) com a finalidade de criar um dicionário eletrônico de conteúdo livre, disponível em mais de 172 línguas diferentes.[3] Ao contrário do padrão normal de dicionários, este é escrito colaborativamente por voluntários que usam o software wiki, permitindo que os artigos possam ser alterados e modificados por quase todas as pessoas de acesso ao site.Tal como o seu projeto gémeo Wikipédia, o Wikcionário é executado pela Wikimedia Foundation. Pelo fato de o Wikcionário não ser limitado por de espaço de imprensa, a maioria das versões de diferentes idiomas do Wikcionário fornece definições e traduções de palavras de diversas línguas, e algumas edições oferecem informações adicionais, tipicamente encontrados em tesauros e léxicos.O Wikcionário foi colocado on-line em 12 de dezembro de 2002, seguindo uma proposta de Daniel Alston.[carece de fontes?] Em 29 de março de 2004, as primeiras versões não-inglesas do Wikcionário foram iniciadas em francês e polonês.
    Muito interessante e util o uso do wiki.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Wikicionario

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

ATIVIDADE 2.10: VAGUEANDO PELA WIKIPÉDIA.

História

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto História.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde dezembro de 2009.

Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma lista de fontes ou uma única fonte no fim do texto, mas estas não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde janeiro de 2009)
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.

Portal A Wikipédia possui o portal:
Portal de História
{{{Portal2}}}
{{{Portal3}}}
{{{Portal4}}}
{{{Portal5}}}

História, do pintor grego Nikolaos Gysis (1892).
A História (do grego antigo ἱστορία, transl.: historía, que significa "pesquisa", "conhecimento advindo da investigação") é a ciência que estuda o Homem e sua ação no tempo e no espaço, concomitante à análise de processos e eventos ocorridos no passado. Por metonímia, o conjunto destes processos e eventos. A palavra história tem sua origem nas «investigações» de Heródoto, cujo termo em grego antigo é Ἱστορίαι (Historíai). Todavia, será Tucídides o primeiro a aplicar métodos críticos, como o cruzamento de dados e fontes diferentes. O estudo histórico começa quando os homens encontram os elementos de sua existência nas realizações dos seus antepassados. Esse estudo, do ponto de vista europeu, divide-se em dois grandes períodos: Pré-História e História.
Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. Algumas abordagens são mais frequentes em certos períodos do que em outros e o estudo da História também acaba apresentando costumes e modismos (o historiador procura, no presente, respostas sobre o passado, ou seja, é influenciado pelo presente). (veja historiografia e História da História).
Os eventos anteriores aos registos escritos pertencem à Pré-História e às sociedades que co-existem com sociedades que já conhecem a escrita (é o caso, por exemplo, dos povos celtas da cultura de La Tène) pertencem à Proto-História.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

ATIVIDADE 2.8: O REGISTRO DIGITAL DA EXPERIÊNCIA.

Pelo envolvimento e desempenho das crianças, podemos dizer que o nosso objetivo no momento foi alcançado.   Sabemos que esse trabalho e uma construção evolutiva, onde a assimilação e introjecao desses valores dependem da maturidade dos educando no processo de desenvolvimento humano.



ATIVIDADE 2.7: EXECUÇÃO DA ATIVIDADE PLANEJADA.

 RESULTADO
   Apesar da pouca idade dos alunos, pois a atividade foi desenvolvida no 1 período da educação  infantil,houve interesse e participação das crianças na atividade, isso só vem reforçar que a utilização da tecnologia na educação não tem idade ela pode ser em todos os níveis com o objetivo de dinamizar e enriquecer a nossa pratica pedagógica.

  A atividade foi executada em dois dias devido a amplitude dos eixos trabalhados e as capacidades dos alunnos. A participação das crianças foi 100% durante todo o desemvolvimento do terablho. Assistir ao filme "O Rei Leão" , discutir os eixos vivenciados nas cenas, só instigou e dinamizou a aula no intuito de enriquecimento do trabalho.
  


   Como avaliação, foi elaborado um quebra cabeça com o desenho de dois personagens do filme onde os alunos, tiveram que recortar, identificar a figura formada e os nomes dos personagens, colorir, montar e colar o quebra cabeça.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

ATIVIDADE 2.6 OLANEJANDO UMA ATIVIDADE COM HIPERTEXTO OU INTERNET

Unidade II

1-Trabalhar os temas:

* Solidariedade
* Cooperação
* Família
* Amor ao próximo

2-Material didático de apoio

*Televisão
*O DVD do filme “O Rei Leão”

3-Discutir o filme com as crianças abordando os temas vivenciados em alguns momentos do filme.

4-Dar o desenho do Rei Leão na forma de quebra -cabeça para colorir e montar.

5-Objetivo da atividade:

*Percepção das partes e do todo
*Cores
*Coordenação motora 
*geometria

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

ATIVIDADE 2.4 IMPRESSÕES SOBRE EXPERIÊNCIAS DE NAVEGAÇÃO

 visitei o blog da Cida Jales, pelo que pude notar a colega conseguiu compreender o significado , o uso  e para que serve o hipertexto. Observei também que será usado o hipertexto sempre que puder em seus trabalhos usufruindo bem   a tecnologia os links para maiores informações sobre o que quer dizer em seu texto.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Atividade 2.3 : O que é hipertexto?

Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto

terça-feira, 5 de julho de 2011

Atividade 2.2 Coisas importantes e significativas sobre hipertexto:

   Alfabetização na Educação Infantil -métodos e Processo

   A polêmica sobre ensinar ou não as crianças a ler e escrever já na Educação Infantil tem origem a pressupostos diferentes a respeito de várias questões. Aprender a ler e escrever pode ser uma aprendizagem de natureza percentual e motora ou de natureza conceitual.O ensino, no primeiro caso, pode estar baseado no reconhecimento e na prática sociais medidas pela escrita, para que as crianças dela  participem e recebam informações contextualizadas.
   As crianças  da pré-escola, já tem noções de lateralidade, espaço, coordenação motora fina , grossa, tempo e outroas , a verdade é que a educação continua a mesma.
   A alfabetização da criança deverá acontecer de forma orientada pelo professor, de acordo  com a técnica e métodos diverssificados e dinâmicos, onde o educando deverá ser valorizado.
   A escola fica responsável em levar o aluno a conhecer a norma culta, a inserí-lo no mundo por meio da aprendizagem.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Atividade:2.1Apresentação sobre hipertexto.Navegação em hipertexto

Hipertexto: Permite obter informações de palavras,imagens, textos atraves de links. São palavras destacadas onde acessamos e obtemos várias informações.
   É uma forma rápida de ligar um texto ao outro,onde esclarece com mais precisão o assunto do link abordado. O hipertexto possui  características como: A Intertextualidade, Velocidade, Precisão, Dinamismo, Interatividade, Acessibilidade, Estrutura em Rede, Transitoriedade e Organização Multilinear.
Podemos dizer que hipertexto é um texto dentro do outro texto.

sábado, 2 de julho de 2011

Atividade 1.7: TRABALHO POR PROJETOS


TEMA: NO MUNDO DOS ANIMAIS
AUTOR: STELA MARIS DA ROSA DIAS
SÉRIE: ALUNOS DO PRÉ-ESCOLAR DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL BEM-ME-QUER

1-OBJETIVO:
• Incluir, digitalmente, os alunos da educação infantil com acesso a algumas ferramentas das tecnologias da informação e da comunicação.
• Visitar e conhecer os locais públicos da Cidade que nos permitam usufruir de aprendizagens necessárias à vida atual.
• Explorar as opções de estudo que a Biblioteca Pública Municipal nos permite, em especialmente o uso do Tele Centro de Informática.
• Aproximar escola e comunidade por meio do uso de espaços destinados a apropriação de novos saberes.

2-METODOLOGIA:
Roda de conversas, atividades em grupos e individuais, produções coletivas, passeios-visitas, atividades práticas no computador, postagens virtuais e exposição de trabalhos.

3- ATIVIDADES
• Desenvolver atividades específicas no computador, como jogos e aplicativos de software educativos.
• Conhecer e utilizar algumas ferramentas disponíveis como blogs e works educacionais coletivos, da turma.
• Registros escritos, ilustrativos, fotográficos e virtuais.

4-RECURSOS TECNOLOGICOS UTILIZADOS:
• Computador conectado na internet

5-CONCLUSÃO:
Será satisfatório se nossos alunos se envolverem e se interessarem pelas tecnologias apresentadas, desenvolvendo as propostas de trabalho com prazer e alegria.

6-REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICAS:
http://www.pedagogia.com.br/projetos/digital.php


sexta-feira, 1 de julho de 2011

ATIVIDADE 1.6: Vídeo: o uso de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicasias

O uso de recursos tecnológicos nas práticas pedagógicas:
O vídeo  retrata como podemos usar os recursos tecnológicos em nossa prática pedagógica de forma clara e objetiva,  as tecnologias já usadas e as que são mais novas, seja elas  quais  forem;  A  tecnologia esta avançando muito e  os alunos as vezes se integram com maior velocidade que nós, tanto é, que nas imagens, a maioria é de alunos fazendo uso dos meios onde eles dominam os sinais muito bem . A tecnologia se faz necessária, e facilita muito a nossa vida, tem muitos assuntos que nós também devemos acompanhar atualizar, buscar cada vez mais. Mas, o professor precisa de subsídios teórico-metodológico-práticos para que possa planejar estratégias de ensino e aprendizagem integrando recursos tecnológicos disponíveis, criando situações de aprendizagem que leve o aluno à construção de conhecimento.

htt://www.youtub.com/watcha?v=ktcz6v6-xcw

domingo, 5 de junho de 2011

ATIVIDADE 1.5: Ensinando e aprendendo com as tecnologias e as mídias digitais/papel do professor

Ensinando e aprendendo com tecnologia e mídias digitais/Papel do professor
Estrutura Curricular
MODALIDADE/NÍVEL DE ENSINO
COMPONENTE CURRICULAR
TEMA
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: valores, normas e atitudes
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Reconhecer o discurso direto e indireto contidos em uma história em quadrinhos.
Reconhecer a importância sobre a chegada de um novo membro na família – irmã (o), tendo como base a história trabalhada.
Desenvolver sentimentos de amizade, bondade e solidariedade para com os membros da família a partir de atividades relacionadas ao tema.
Duração das atividades
2 aulas de aproximadamente 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno deve estar alfabetizado e inserido no processo de letramento.
Estratégias e recursos da aula
Momento 1:Ler com os alunos a história em quadrinhos da turma da Mônica "Maternidade saudável", disponível em: http://www.monica.com.br/index.htm
Após a leitura, a professora pode fazer uma interpretação oral da história perguntando:
▪ Por que no início da história a Rebeca estava brava?
▪ Quais as vantagens de se ter um irmão segundo a Mônica?
▪ Quais os cuidados que a mãe precisa tomar durante a gravidez?
▪ Como as outras pessoas podem ajudar?
▪A Rebeca ficou feliz com a chegada do irmão?

Momento 2:Fazer um levantamento na sala de quantos alunos têm irmã(o)s e quantos são filho único. As respostas podem ser anotadas no quadro através de um gráfico.
Ex:Em uma sala de 20 alunos, 12 têm irmã(o) e 8 são filho único. O gráfico seria:
Pedir aos que têm irmã(os), que digam por que gostam de tê-los, ou não.
Conversar com as crianças dizendo que a chegada de um novo membro da família é sempre uma coisa boa. Será alguém especial, que vamos poder brincar, ajudar, ensinar o que sabemos e, a partir daí, sempre teremos uma companhia, por isso devemos ficar felizes caso isso aconteça.
Momento 3:A professora deve reler com os alunos a página 7 da história. Após a leitura deve perguntar qual atitude errada o personagem teve e como as crianças ajudaram a mãe que está grávida. (Os alunos devem perceber que quando o personagem chegou em casa foi jogando suas coisas em qualquer lugar, bagunçando a casa que acabara de ser arrumada, as crianças, por sua vez, pegaram essas coisas e levaram até ele, pedindo que ajudasse a manter a casa organizada).
Falar com os alunos que todos podem ajudar em casa, tendo alguma responsabilidade, até mesmo independente da mãe estar grávida. Combinar com os alunos alguma tarefa que possam desenvolver em casa, com o intuito de ajudar a família. Pode ser levar o lixo para fora, arrumar a sua cama todos os dias, guardar objetos que estejam fora do lugar, guardar a louça...
Pode ser feito um painel com o nome dos alunos na sala na vertical e os dias da semana na horizontal. Todos os dias, a professora pode perguntar quem cumpriu sua tarefa doméstica, e marcar com uma estrela o respectivo dia. Ao final de cada semana todos podem ver quem está sendo responsável em casa, colaborando com a família e quem ainda precisa melhorar.
Momento 4: Dizer que nas histórias em quadrinhos, geralmente, vemos o discurso direto, porém, esse não é o único tipo de discurso que existe, há também o discurso indireto.
- Quem sabe o que isso significa?
- Qual a diferença entre os dois?
Após deixar as crianças explicarem o que entendem por discurso direto e indireto a professora deve explicar a diferença entre os dois.
No discurso direto uma pessoa fala diretamente com a outra. Percebemos muito isso nas histórias em quadrinhos através dos balões mostrando a fala de cada personagem.
Ex: Mostrar para a turma o quadrinho abaixo.
Já no discurso indireto os diálogos não aparecem, alguém que conta como a conversa aconteceu:
Exemplo da cena acima no discurso indireto:
O Cebolinha chamou a Mônica para brincar de pegador. A Mônica perguntou para sua mãe se podia ir e ela deixou, mas disse para não ficar brincando até tarde.




Momento 5:Em duplas,os alunos devem realizar a seguinte atividade:
Em seguida, a professora deve pedir que as duplas troquem a atividade e, com o auxílio da correção no quadro, feita pela professora, cada dupla deve corrigir a folha da outra dupla.
Recursos Complementares
Literatura infantil "Vou ganhar um irmãozinho" de Kes Gray.
Avaliação
▪Observar a motivação e o interesse dos alunos sobre o tema estudado.
▪Observar a participação e envolvimento dos alunos no cumprimento da tarefa doméstica que assumiram
▪Observar o comportamento, caso algum aluno esteja passando pela fase de ganhar um irmão.
▪Observar se entenderam como funciona o discurso direto e indireto através da atividade do momento 5

Fonte:

sexta-feira, 3 de junho de 2011

ATIVIDADE 1.3.1 COMENTARIO SOBRE O VIDEO

    A tecnologia é muito avançada em relação ao conhecimento dos profissionais da educação. Os professores ficam presos nos livros e deixam de usar a tecnologia existentes nas escolas. As aulas com conceitos e práticas fora da sala de aula insentivam e preparam melhor os alunos para o mercado de trabalho. A tecnologia tem por toda parte, mesmo as pessoas de baixa renda tem acesso; Os profissionais da educação devem expandir as atividades usando as tecnologias que todos possam ter acesso e juntos aprendendo como usufruir esse conhecimento.

ATIVIDADE 1.3:VIDEO -EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA-MAIO 2004 (LADISLAU DOWBOR)

quinta-feira, 2 de junho de 2011

ATIVIDADE1.2:NECESSIDADE DE CONTINUAR APRENDENDO SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS:


NECESSIDADE DE CONTINUAR APRENDENDO SOBRE AS NOVAS TECNOLOGIAS

A formação de qualquer indivíduo, para viver e ser capaz de atuar na sociedade do conhecimento não pode ser pensada como algo que acontece tão somente no âmbito do espaço escolar. Ela vai muito mais além. Ou seja, é importante entender que a aprendizagem transcende os portões da escola, ela é atividade contínua que acontece ao longo da vida do sujeito.
Há uma grande necessidade de continuar aprendendo mesmo depois de se formar, pois é o que o mercado exige. As pessoas, mesmo tendo muitos anos de serviços, precisam estar sempre se aprimorando para se manterem atualizadas e assim poder acompanhar o processo de inovações que oferecem novos desafios aqueles que almejam novos rumos na carreira.


quarta-feira, 1 de junho de 2011

ATIVIDADE1.1:QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?


QUEM SOU EU COMO PROFESSOR E APRENDIZ?

Quando estou em sala de aula necessariamente se faz presente três professores: aquele que eu penso que sou, o que realmente sou e aquele que eu gostaria de ser. Somente quando este três profissionais se encontram é que o professor estará completo.  A cada dia busco de muitas formas uma maneira diferente de despertar a curiosidades dos meus alunos, dialogando, informando e mostrando para eles a boa utilização dos novos sistemas culturais e novas tecnologias, para um melhor desenvolvimento como aluno e como pessoa.  Embora nem sempre esteja agindo de forma interativa com meus alunos, já percebo a necessidade para tal, pois se não ouvi-los e até mesmo aprender com eles certamente estarei ficando para trás. Com meus colegas professores estou sempre a disposição para ajudar quando e da melhor forma possível
. Estrategicamente venho mudando minha forma de ensinar, porque  o momento exige que estejamos sempre em renovação. O professor não pode mais ficar fechado em sua concha, pois o mesmo já perdeu o papel central do ensino. As mudanças nem sempre são bem vindas, mais elas já se fazem urgentes e imprescindíveis para o bom funcionamento do processo de ensino e para facilitar o relacionamento professor aluno. Sei também que algumas mudanças afetarão o aluno e que nem sempre conseguiremos alcançar o nosso objetivo. O medo de mudar ou não mudar, isto é, de agir ou não agir, mediante situações-problemas, é que fará a diferença de agora em diante. Só não podemos esquecer que às vezes as mudanças têm de partir de vários lados: do professor, do aluno, da escola, da família e da sociedade.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Educação e Tecnologia

    A tecnologia na educação é indispensável para o professor na sala de aula e em casa,pois o trabalho rende mais.A tecnologia deixa as aulas mais criativas ,interessante disperta o enterresse dos alunos.